As Inovações Tecnológicas que Transformam o Mundo em 2023

O ano de 2023 promete ser um ano de grandes avanços e inovações tecnológicas em diversas áreas, desde a inteligência artificial até a exploração espacial. Neste post, vamos destacar algumas das principais tendências tecnológicas que devem marcar o ano de 2023 e seus impactos na sociedade.

6/7/20234 min read

Inovações Tecnológicas
Inovações Tecnológicas

O ano de 2023 promete ser um ano de grandes avanços e inovações tecnológicas em diversas áreas, desde a inteligência artificial até a exploração espacial. Neste post, vamos destacar algumas das principais tendências tecnológicas que devem marcar o ano de 2023 e seus impactos na sociedade.

1. Inteligência artificial em todos os lugares


A inteligência artificial (IA) já é uma realidade em muitos setores e aplicações, mas em 2023 ela deve se tornar ainda mais presente e acessível para as organizações e os indivíduos. A IA sem código, que permite criar soluções de IA sem precisar de programação, deve facilitar o desenvolvimento de produtos e serviços mais inteligentes e personalizados. Por exemplo, a Stitch Fix usa algoritmos de IA para recomendar roupas para seus clientes que correspondam aos seus tamanhos e gostos [1]. Outra tendência é o uso de IA para compras e entregas autônomas e sem contato, que devem aumentar a conveniência e a segurança dos consumidores [2]. A IA também deve melhorar quase todos os trabalhos em todos os processos de negócios em todos os setores, aumentando a produtividade, a eficiência e a criatividade [2].

IA para roupas
IA para roupas
Metaverso
Metaverso
Baseado nos pilares da criação de James Webb
Baseado nos pilares da criação de James Webb
Missões à lua
Missões à lua
Tecnologias orientadas à educação
Tecnologias orientadas à educação

2. Partes do metaverso se tornarão reais


O metaverso é um termo que se refere a uma internet mais imersiva, onde podemos trabalhar, jogar e socializar em uma plataforma persistente. O metaverso deve adicionar US$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões) à economia global até 2030 [2], e 2023 será o ano que definirá a direção do metaverso para a próxima década. A tecnologia de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) continuará avançando, permitindo experiências mais realistas e envolventes. Uma área a ser observada é o ambiente de trabalho no metaverso, onde poderemos ter reuniões mais imersivas e colaborativas com colegas de diferentes partes do mundo [2]. Também veremos uma tecnologia de avatar mais avançada, que nos permitirá projetar nossa presença no metaverso com mais fidelidade e expressividade [2].

3. Observação espacial avançada


O espaço é um dos campos mais fascinantes da ciência, e em 2023 teremos novos instrumentos para explorar o universo com mais profundidade e detalhe. O Telescópio Espacial James Webb, lançado pela NASA, ESA e Agência Espacial Canadense, já está nos surpreendendo com imagens incríveis do universo [3], mas ele não será o único. A ESA planeja lançar o telescópio Euclides em 2023, que criará um mapa 3D do universo [4]. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão está desenvolvendo uma missão que detectará a radiação de raios-X de estrelas e galáxias distantes [5]. E no Chile, o telescópio Vera C. Rubin, que tem uma câmera com poder de detecção de mais de 3 bilhões de pixels, fará imagens de todo o céu visto do hemisfério sul em apenas três dias [6].

4. Missões à Lua


A Lua é um dos destinos mais cobiçados da exploração espacial, e em 2023 teremos novas missões que irão investigar seu solo, sua superfície e seus recursos. O programa Artemis da NASA pretende enviar astronautas à Lua pela primeira vez desde 1972, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra [7]. Os Emirados Árabes Unidos lançaram seu veículo lunar Rashid em dezembro de 2022, que deve pousar na Lua em 2023 para estudar sua superfície [8]. A NASA também planeja enviar duas pequenas naves espaciais à Lua em 2023, uma para iluminar crateras e cantos escondidos da Lua e analisar a composição dos depósitos de gelo [7], e outra para testar um sistema de comunicação a laser entre a Terra e a Lua [7].

5. Tecnologias orientadas à educação


A educação é um dos setores mais impactados pela transformação digital, e em 2023 veremos novas tecnologias que irão melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Uma das tendências é o uso de plataformas digitais que permitem o aprendizado personalizado, adaptativo e gamificado, que se ajustam ao ritmo e ao estilo de cada aluno [2]. Outra tendência é o uso de realidade aumentada e virtual para criar ambientes de aprendizagem mais imersivos e interativos, que estimulam a curiosidade e a criatividade dos estudantes [2]. Além disso, veremos o uso de inteligência artificial para criar conteúdos educacionais mais relevantes e engajantes, bem como para avaliar o desempenho e o progresso dos alunos [2].