O Metaverso

O metaverso é um fenômeno que está mudando a forma como nos comunicamos, nos divertimos e nos educamos. Neste post você irá conhecer um pouco mais sobre esse universo.

7/20/20211 min read

Você já ouviu falar do metaverso? É um termo que vem do grego meta, que significa além, e do latim versus, que significa voltar ou girar. O metaverso é uma realidade virtual compartilhada por milhões de pessoas, onde elas podem interagir, criar, explorar e se divertir.

O conceito de metaverso surgiu na ficção científica, em obras como Neuromancer, de William Gibson, e Snow Crash, de Neal Stephenson. Nessas histórias, os personagens usam avatares para entrar em um mundo digital paralelo ao real. Com o avanço da tecnologia, o metaverso deixou de ser apenas uma fantasia e se tornou uma realidade.

Hoje em dia, existem várias formas de acessar o metaverso. Uma delas é por meio de plataformas como o Roblox, o Fortnite e o Minecraft, que permitem aos usuários criar e jogar em mundos virtuais. Por exemplo, no Roblox, você pode construir seu próprio parque de diversões; no Fortnite, você pode participar de shows musicais; e no Minecraft, você pode explorar cavernas e florestas. Outra forma é usando dispositivos de realidade aumentada ou virtual, como óculos, capacetes ou luvas, que proporcionam uma maior imersão. Por exemplo, com os óculos Oculus Quest 2, você pode sentir como se estivesse em outro lugar; com os capacetes HTC Vive Pro 2, você pode ter uma visão panorâmica de 120 graus; e com as luvas Manus Prime II Haptic, você pode tocar objetos virtuais. Há também redes sociais como o Facebook Horizon e o Second Life, que oferecem espaços para socializar e se expressar online. Por exemplo, no Facebook Horizon, você pode criar seu próprio mundo e convidar seus amigos para visitá-lo; no Second Life, você pode ter uma vida alternativa e até se casar.

O metaverso é um fenômeno que está mudando a forma como nos comunicamos, nos divertimos e nos educamos. Ele abre novas possibilidades de entretenimento, trabalho, aprendizado e criatividade. O metaverso é o futuro da internet e da humanidade. Você está pronto para entrar nessa aventura?